Técnica de meditação pelo Método Científico (Secular) – Dr. Benson
Meditação: é a excelência do autoconhecimento e via de acesso aos recursos internos plenos
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO DIARIAMENTE COM DISCIPLINA:
- Fisiológicos: Maior eficiência física á nível – Cerebral, Respiratória, Neuromuscular, Cardiovascular, Imunológica. Auxiliando no tratamento hipertensão arterial. Reduz a tensão física. Alivia dores crônicas como artrites. Desaceleração do envelhecimento. Etc.
- Psicológicos: Reduz estresse, ansiedade e depressão. Auxilia no tratamento da insônia, Eleva a auto-estima, autocontrole, autoconfiança, auto-realização, estabilidade, prazer. Melhora desempenho, aprendizagem, percepção, inteligência, criatividade, bom humor, sociabilidade, cordialidade, eficiência e Maior auto suficiência emocional. Etc.
- Sociológicos: Maior capacidade para comunicação, contatos íntimos e interpessoais, desenvolvimento pessoal e profissional, tolerância, paciência. Etc.
QUATRO ELEMENTOS BÁSICO DA MEDITAÇÃO CIENTÍFICA OU SECULAR:
- Ambiente tranqüilo: ideal é meditar 02 vezes por dia torno de 20 minutos cada vez;
- Posição: sentada confortavelmente com a coluna e cabeça ereta e mãos nas pernas;
- Ponto de referência somente UM: repetir mentalmente o seu MANTRA pessoal;
- Atitude despreocupada: sem culpas nas dispersões – Retornando sempre ao mantra mental.
A mente é o nosso sexto sentido. Ocorre que os cinco sentidos que conhecemos: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato, estão constantemente desviando a atenção da mente, cada um puxa ela para um lado. Cabe a ela que é poderosa observar este jogo de empurra-empurra e conviver de forma equilibrada com os cinco sentidos. E o único caminho é desenvolver a atenção.
EXERCÍCIO PARA MEDITAÇÃO BASEADA NA TÉCNICA CIENTIFICA OU SECULAR:
O tempo ideal para a meditação diária é de 20 minutos:
- Busque um lugar calmo e tranquilo (sem interferência de telefone, campanhia e pessoas) sente-se confortavelmente, com a coluna e cabeça ereta e mãos relaxada nas pernas.
- Feche os olhos levemente e procure desligar-se do exterior;
- Respire pausada e profundamente (03 vezes), sem se envolver com este fato e com nenhum outro, simplesmente notificamos mentalmente através das notas mentais que a respiração está: baixando… baixando… baixando;
- Repita mentalmente todo o tempo da meditação o seu MANTRA pessoal e exclusivo;
- Toda vez que tomar consciência que dispersou, volte a repetir mentalmente o mantra.
Muitos julgam que é fácil manter a mente com UM único ponto de referência, enganam-se. Nas primeiras vezes que meditamos verificamos o quanto é difícil aquietar nossa mente.
Compilado por Carlos Aníbal, Terapeuta do Instituto Luz