A Essência da Sabedoria dos grandes gênios de todos os tempos
Nesta semana, experimente fazer uma coisa que todos os mais modernos livros de administração e gestão empresarial estão novamente enfatizando: ouça!
Motivar é Ouvir – Luiz A. Martins Filho, Ph. D.
Experimente falar menos e ouvir mais. Comprovadamente muitas decisões tomadas se mostram erradas pela falta de capacidade de ouvir dos chefes, supervisores, gerentes e diretores. Chefes antiquados estão acostumados a fazer discursos e a pontificar sobre o que é certo e o que é errado. Hoje, na verdade, é preciso cada vez mais conseguir a participação das pessoas que estão em contato direto com os operários, os clientes, os fornecedores, etc. Essas pessoas tem mais condições de falar e dizer o que realmente é importante para que a empresa cresça e se desenvolva.
Saia de sua sala ou gabinete e vá ouvir as pessoas com quem trabalha. Faça perguntas. Saiba o que elas estão fazendo. Questione. Motivar é principalmente ouvir.
A felicidade não existe fora de nós, onde geralmente a procuramos, mas dentro de nós, onde raramente a encontramos.
– Humberto Rohden (Filósofo e Educador Brasileiro – 1893 a 1981)
Lucro: uma motivação universal – Dr. Omar Souki
O Comandante Rolim fez uso de suas habilidade de empreendedor para produzir lucro na TAM e usou sua imaginação ao colocar a célebre carta: nada substitui o lucro de sua autoria em cada assento dos aviões – direcionadas aos passageiros da TAM.
Você também poderá usar a sua imaginação para produzir riquezas em sua vida.
Sua imaginação concentrada o levará inexoravelmente a obtenção de tudo que quiser na vida. O preço a pagar será sempre o de imaginar com absoluta convicção o que você quer, evitando contemplar o que não quer.
Um verdadeiro exame de todas as nossas experiências passadas pode nos revelar o fato surpreendente de que tudo o que nos acontece é para o nosso bem.
– Henry-Ford (Industrial EUA – 1863 a 1974)
Uma Teoria de Motivação – Dr. Walter Doyle Stales
Todos os estudos motivacionais já realizados chegaram à mesma conclusão: as pessoas se desempenham melhor em tarefas que elas mesmas estão motivadas para realizar.
Motivação é uma contração da expressão motivo-em-ação. Ela é a personificação de uma meta pela qual se luta. A motivação é produzida dando-se a outra pessoa um ou mais motivos para fazer o que você lhe pede.
O processo de influenciar as pessoas, para que façam o máximo pela organização, é necessariamente de boa liderança. A liderança visa a permitir que as pessoas motivem a si mesmas para seguir na direção desejada, para que se sintam compelidas a um desempenho de alto nível, porque elas querem.
O ambiente de trabalho e os cargos devem ser tais que as pessoas tenham prazer naquilo que fazem e obtenham benefícios psicológicos de alto nível como resultado de seus esforços.
A teoria mais aceita sobre necessidades e desejos inerentes foi formulada por Abraham Maslow, que dividiu as necessidades e desejos das pessoas saudáveis em cinco amplas categorias, que representam a soma total das suas personalidades, suas motivações e aspirações mais profundas. Essas necessidades e desejos incluem necessidades fisiológicas como alimento, ar, descanso, sexo, abrigo, outras funções corporais e proteção. Os impulsos fisiológicos constituem a mais básica de todas as motivações humanas. A seguir vem a necessidade de segurança, que incluem a libertação do medo e a proteção contra perigos, ameaças e privações. Depois de satisfeitas as necessidades fisiológicas e de segurança, emergem as necessidades sociais, como amor, aceitação, afiliação. A chave para a satisfação desses motivadores de nível médio é ser capaz de dar e receber amor e afeição e de aceitar e ser aceito pelos outros. Além das três necessidades básicas, existem outras duas mais amplas e complexas: as necessidades de ego e necessidades de auto-realização.
O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conquistar o que desejas.
– Napoleon Hill (Escritor EUA – 1883 a 1970)
Levanta e Sacode a Poeira – Exame: Jacqueline Breitinger
É ilusão acreditar que alguém seja motivado por outras pessoas. Ninguém motiva ninguém, as pessoas apenas incentivam e estimulam a motivação das outras. A essência da motivação é a automotivação. Pare de reclamar, pegue suas dificuldades e limitações e transforme-as em aliados. Pare de colocar a culpa nos outros. Chega de ser expert em justificativas e lamentações esperando a compaixão dos outros. Reclamar ou se lamentar não ajuda em nada. Não adianta dar as costas para o problema, enfrente-o de peito aberto, com coragem, determinação e gratidão. Ele veio para ajudá-lo, mesmo que você não esteja conseguindo ver. Pode ter certeza: você ainda via agradecer muito este seu melhor amigo e motivador. Se você quer, está determinado e motivado a realizar seu projeto de vida, ninguém poderá detê-lo.
Há dois tipos de motivação: a intrínseca, na qual a recompensa por fazer um trabalho é a atividade em si; e, a extrínseca, baseada em fatores externos, como recompensas. Em ambos os tipos de motivação é preciso acreditar no que se faz.
O dinheiro não deve ser encarado como um fim em si mesmo, nem tampouco como forma de controle autoritário da empresa sobre seus funcionários. A motivação surge quando se encontra um ambiente favorável com autonomia e espaço para a iniciativa, de maneira que se possa continuar acreditando no que se faz.
O ponto chave na busca da motivação é saber como lidar com as frustrações e usá-las como geradoras de criatividade. É preciso aceitar a frustração e a dor, que são inerentes à condição humana. É necessário ter paciência para aceitar a incerteza e coragem para abandonar o que já se conhecia, preparando-se para o novo cenário.
Aprenda a confiar em si mesmo e aprenderá o grande segredo da vida.
– Thomas Edison (Inventor, Pesquisador e Empresário EUA – 1847 a 1931)
Motivação no Trabalho: da teoria à prática – Bertani Marinho
O tema da motivação, embora muito difundido, é ainda pouco aplicado, para não dizer desvalorizado. Qualquer gerente ou supervisor de uma empresa, que desenvolva projetos de treinamentos, é capaz de citar a escala motivacional de Maslow, e como usá-la para facilitar a automotivação da sua equipe.
O que propomos aqui é justamente sair da teoria para a prática. Ou sair do conhecimento intelectivo para o conhecimento integral. O primeiro despende o tempo para acaloradas discussões, o segundo aproveita o tempo para iniciar à caminhada para a auto-realização.
Nos olhos e semblantes de alguns homens vi relâmpagos irradiando reflexos de regiões mais altas. E a realidade é que essa luz existe em todos os homens e que os levaria todos a uma esfera mais alta e superior, se soubessem descobri-la.
– Thomas Carlyle (Historiador e Ensaísta Britânico – 1795 a 1881)
Motivar outras pessoas – Donald Weiss
Criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem com você consigo mesmas e entre si, e estar confiantes na satisfação das próprias necessidades, ao mesmo tempo em que cooperam:
• Espere o melhor para conseguir o melhor, estabeleça padrões elevados e exija que as pessoas, inclusive você, os acompanhem;
• Seja entusiástico sobre as metas e a missão do grupo, sobre os indivíduos que compõem o grupo e sobre você mesmo;
• Permita às pessoas cometerem erros com os quais possam aprender;
• Reconheça e dê prêmios ao sucesso ou à realização, mas não tenha medo de dar um retorno negativo;
• Compreenda o que as pessoas querem para si mesmas e o que estão dispostas a dar para obter o que elas querem ou precisam;
• Encoraje a cooperação dentro do grupo e uma competitividade razoável com outros grupos;
• Encoraje discordâncias produtivas e, ao mesmo tempo, ajude a resolver conflitos.
Os vencedores das batalhas da vida são homens perseverantes que, sem se julgarem gênios, convenceram-se de que só pela perseverança no esforço podem chegar ao almejado fim.
– Ralph Valdo (Filósofo e Poeta EUA – 1803 a 1882)
Para Quem Você Trabalha – Suely Braz Costa
Tire da cabeça pensamentos de rivalidade, de competitividade e de inferioridade, e acredite que nós trabalhamos para nós mesmos. Em qualquer segmento, quanto mais gratidão você sentir pelo trabalho, tanto mais receberá; é dele que vem seu sustento, sua independência financeira, os recursos para concretizar seus sonhos, a sua auto-realização.
Como empresa são pessoas – cada pessoa é também uma empresa, que criam, pensam, decidem, executam, inovam; o momento é muito propício para refletirmos um pouco mais sobre a vida destas pessoas que constituem a empresa. Para ver se a empresa vai bem ou mal, é simples: Pergunte às pessoas que a constituem: você está feliz trabalhando nesta empresa? Pergunte aos clientes: você está feliz com os produtos desta empresa? Pergunte aos fornecedores: Você está feliz fornecendo para esta empresa? Pergunte à sociedade: Você está feliz com esta empresa, ela acrescentar algo para comunidade?
Quanto mais respostas positivas, tanto mais possibilidades desta empresa se fortalecer e superar as dificuldades com criatividade e comprometimento das pessoas que a constituem.
Quanto mais respostas negativas, tanto mais o problema é sério, pois as pessoas que integram a empresa já a mataram dentro de si, ela apenas reflete insatisfação das pessoas que a constituem.
Não por acaso Henry Ford disse: Quando quiserdes que um homem consagre o seu tempo e energia a um trabalho, dá-lhes um salário que o ponha ao abrigo das dificuldades financeiras. Ele sabia que sendo a empresa constituída de pessoas, são elas que fazem a grande diferença.
Reflexão para encontrar o fio da meada emocional das pessoas que integram a empresa:
• Pare: Relaxamento, Meditação e Autoconhecimento/auto-realização
• Atenção: Escolha desenvolver seus talentos, em vez de ficar pulando de galho em galho querendo tudo, não tendo tempo para coisa alguma, se torturando e se perdendo cada vez mais.
• Prossiga: Com uma nova roupagem dos seus talentos, seu dom, sua missão que veio cumprir na terra, doe o seu potencial e receba dos outros o potencial deles.
Se propusermos às empresas que cada um desenvolva os seus talentos, criaremos um início feliz, porque fazer o que viemos para fazer é um lazer, um prazer, e quando trabalhamos com o que amamos, descansamos, adeus estresse, adeus confusão.
O universo quer o melhor para nós, porque somos herdeiros do dono do universo. Como o dono é amor, sejamos amor para recebermos a fortuna universal.
– Suely Braz Costa (Escritora e Empresaria Brasileira)
Auto-sugestão – Dicionário de Medicina Natural Reader’s Digest
Auto-Sugestão é também conhecido por Método Émile Coué: é uma técnica muito simples de hipnose que as pessoas podem aplicar a si próprias, a qual possibilita a liberação de forças positivas inconscientes do corpo e da mente.
Exemplo: Todos os dias sob todos os aspectos vou cada vez melhor.
A prática de repetir (20 repetições) frases em sentido positivo, de forma afirmativa, (não utilizar a palavra não), regularmente sozinho e em estado de relaxamento físico e psíquico, faz com que isto fique impresso no subconsciente, e passará a orientar os processos inconscientes do corpo e da mente em sentido positivo. A prática da auto-sugestão leva a aumentar o bem estar global, a saúde e a felicidade; acelera a recuperação e alivia o sofrimento produzido por doenças físicas e mentais; podendo também ajudar no autocontrole da dor e do medo.
O nosso destino é modificado pelos nossos pensamentos . Viremos a ser o que desejamos ser quando os nosso habituais pensamentos corresponderem aos nossos desejos.
– Machado de Assis (Escritor e Jornalista Brasileiro – 1839 a 1908)
Liderança: a arte de motivar – Flávio de Almeida
Liderar é sobretudo motivar pessoas a conquistarem suas metas, apresentando sugestões, apoiando e apontando o caminho. Há dois tipos de poder ou liderança:
• Posicional: aquele diretamente ligado à posição, cargo ou função. Este poder acaba quando o líder retira a farda, o terno, deixa o carrão, o celular, o anel de grau, o escritório;
• Pessoal: aquele profundamente ligado à sua atuação como pessoa. É aquele duradouro e definitivo, é o verdadeiro poder de liderança. O líder com seu magnetismo pessoal motiva as pessoas na busca das metas e objetivos. Ele tem capacidade de automotivação, sabe organizar as idéias e esforços, orientá-los na direção correta, maximizando resultados, e considerando as limitações, anseios e aspirações do grupo.
A palavra entusiasmo vem do grego, Tusteo = Deus. A pessoa entusiasmada é aquela que está com Deus. A vitrine do seu corpo é o seu rosto, e por isso é importante o hábito de sorrir, além de cultivar a harmonia, paz e serenidade. Seja sábio, não semeie discórdias, desarmonia, idéias negativas. Seja altruísta, generoso, caridoso, sincero, sereno, cumpridor de seus deveres e tenha muito cuidado com a fofoca e a inveja, as quais trazem grandes discórdias.
De todas as atitudes a mais importante é a atitude mental. Quer ser saudável, feliz e próspero? Alimente sua mente com pensamentos e atitudes nesta direção. Policie-se para não ficar lendo ou vendo os jornais policiais com crimes estampados e manchetes sensacionalistas. Filtre e selecione as informações e imagens a armazenar no seu winchester mental. Procure ler bons livros, manter amizades sadias. Conviva com pessoas otimistas, corajosas audazes. Seja altruísta e mantenha sua mente serena, buscando fazer além de sua obrigação. Nunca se esqueça que suas atitudes na vida serão reflexo de sua mente. Você é produto de seus pensamentos.
Todas as oportunidades de que você precisa na vida, estão esperando em sua imaginação. Imaginação é a oficina da mente, capaz de transformar energia mental em realização e riqueza.
– Napoleon Hill (Escritor EUA – 1883 a 1970)
Várias vezes faça um sermão de entusiasmo a si mesmo – David J. Schwartz
Certa vez, um vendedor de automóveis relatou-me a técnica para obtenção do sucesso por ele criada. E faz sentido, leia: uma grande parte do meu trabalho, duas horas por dia, é telefonar para possíveis clientes marcando encontros para demonstração de carros. Há três anos, quando me iniciei na profissão, esse era o meu grande problema. Eu era tímido e tinha medo, e sabia que minhá voz denotava isso ao telefone. Com facilidade, o pessoal que eu chamava dizia: não me interessa e desligava.
Todas as segundas-feiras, o nosso gerente fazia reunião com os vendedores. Era um encontro que nos dava muita inspiração e eu me sentia muito bem. Na segunda-feira arranjava mais demonstrações para fazer que nos outros dias. O mal é que muito pouco da inspiração passava para a terça e os demais dias da semana.
Tive, então uma idéia. Se o gerente de vendas era capaz de me estimular, por que não o fazia eu mesmo? Por que não fazer a mim mesmo um sermão entusiasta pouco antes de começar a ligar? Naquele dia, decidi experimentar o processo. Sem dizer nada a ninguém, encaminhei-me para um carro e disse a mim mesmo: que sou um bom vendedor de automóveis e que ainda seria melhor; que eu vendia bons carros e oferecia ótimas condições de vendas; e que as pessoas a quem iria ligar precisava daqueles carros e que eu ia vende-los. Foi um sucesso, superei a timidez e o medo.
Moral da história: pratique o auto-elogio que eleva e não o auto-castigo que amesquinha.
A vontade energética é uma esperança meio realizada.
– Camilo Castelo Branco (Escritor Português – 1825 a 1890)
A Motivação Que de Fato Motiva – Dr. Norman Vincent Peale
Vou botar esse vendedor no olho da rua – rugiu um raivoso empresário – Ele é demasiado lerdo. Não se interessa por nada. É desatento e obturo; na verdade é um dorminhoco.
Aconselhei com um pensamento que funcionou deveras: por que, em vez de despedi-lo, você não lhe incute um pouco de ânimo? Como assim? Faça que ele se entusiasme pelo emprego que tem. Dê-lhe motivação, fomente atitude positiva.
E o meu conselho acabou por se revelar dos melhores, pois hoje em dia o meu amigo refere-se com admiração ao seu antigo vendedor relapso.
Bem, a verdade é que nunca podemos saber o potencial de uma pessoa enquanto não lhe incutir uma motivação dinâmica e criativa. Todo ser humano pode ser aceso. Não existe pessoa da qual não se possa conseguir um desempenho mais efetivo quando se encontra aquela combinação capaz de abrir a porta e deixar sair a verdadeira personalidade do indivíduo.
A razão cardeal de toda superioridade humana é, sem dúvida, a vontade. O poder nasce do querer. Sempre que um homem aplica a veemência e a perseverante energia da alma a um fim, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, fará pelo menos coisas consideráveis.
– José de Alencar (Romancista, Crítico e Político Brasileiro – 1829 a 1877)
A Natureza da Motivação Humana – Cecília Whitaker Bergamini
Uma compreensão da verdadeira natureza da motivação mostrará que os administradores não aliciam comportamentos positivos dos seus empregados por meio de motivadores, nem os motivam, mas os fatores de satisfação e contra-satisfação são os verdadeiros determinantes do comportamento humano positivo ou negativo.
Autores mais avisados têm procurado entender, não mais como se motiva alguém para qualquer coisa que seja, mas sua principal preocupação parece residir, agora, em pesquisar aquilo que pode fazer para evitar que as pessoas cheguem a se desmotivar.
O trabalho de Meyer exemplifica bem esse tipo de preocupação, quando a autora afirma: um comportamento inconseqüente por parte daqueles que podem afetar o sucesso no trabalho; a falta de feedback construtivo; a falta de sensibilidade às necessidades do indivíduo; a falta de apoio psicológico a partir de atitudes mais efetivas; e a intromissão no espaço de trabalho já previamente definido. Todas essas observações dizem muito mais respeito à forma pela qual os indivíduos esperam ser tratados por aqueles com quem devem conviver.
Numa semente estão contidas as idéias de caules, de troncos, de galhos e folhas. O universo todo é pensamento.
– Jorge Luiz Borges (Escritor e Poeta Argentino – 1899 a 1986)
Pense em Automotivação – Tom Peters
Entre 2 de abril de 1991 e 1 de setembro de 1992, a australiana Ffyona Campbell caminhou 16.088 quilômetros (km) da Cidade do Cabo até Tanger. Passando por selvas, desertos e por um campo minado de mais de 600 quilômetros, ela recebeu o título de: o maior de todos os caminhantes, de Sir Ranulph Fiennes, o lendário viajante polar.
Por que ela fez isso? Por que alguém faz isso? Para agradar ao chefe? Para obter uma promoção? Não! Ou ao menos, não é o que os melhores dos melhores diriam. Os melhores professores de primeiro grau. Os melhores violinistas. E … o maior de todos os caminhantes.
A única motivação de que vale realmente a pena é a automotivação. Pare de reclamar da vida. Ouça Ffyona Campbell! Resgate sua vida das mãos dos… Generais.
Quem tem vontade firme modela o mundo a seu bel-prazer. A força que o espírito exerce sobre o nosso corpo é maravilhosa. Seja, porém, o espírito o seu senhor.
– Johann Wolfgang (Escritor, Pintor, Músico e Cientista Alemão – 1749 a 1832)
Adversidade: minha melhor amiga e a melhor motivação – Flávio de Almeida
Quem foi o melhor amigo do Japão? Foram os Estados Unidos porque o destruíram com duas bombas atômicas. O Japão, depois de rendido, foi humilhado pelas retaliações e sanções comerciais. Imagine um arquipélago vinte e três vezes menor que o Brasil. Foi destruído pela guerra, vitimado diversas vezes por vulcões, furacões, terremotos e maremotos, além de uma inflação galopante, desemprego, sem recursos minerais e vegetais para sua sobrevivência. Só restava um recurso para esta nação: O Recurso Humano. E foi investindo em educação e treinamento, que esse povo de raça e coragem não precisou de mais de trinta anos para despontar como potencia mundial.
Por que será que, dentre os dez países mais ricos do mundo, nove têm neve em seu território durante o inverso? Será coincidência? Não é coincidência. É apenas uma questão de sobrevivência. Durante o verão, seus habitantes trabalham duro por várias horas ao dia, para poder produzir um excedente, capaz de sustentá-los durante o inverno. Trabalhando de sol a sol, durante muito tempo, isto se torna um hábito. Habituados a trabalhar muito, quando vem o inverno eles acabam encontrando uma outra forma e local de trabalho onde estejam protegidos da neve. E, desta forma, trabalham muito, sempre, e conquistam a prosperidade.
Juscelino Kubitschek era filho de uma costureira; Silvio Santos, camelô; Pelé foi vendedor de jabuticabas; Abraão Lincoln, lenhador: Onassis, catou pontas de cigarros para começar sua industria de tabacos. Estes são alguns dos homens que devem seu sucesso às adversidades e turbulências que enfrentaram na vida.
Pare de reclamar, pare de chorar, a vida é dura para quem é mole.
Pegue suas dificuldades e limitações e transforme-as em aliados. Se você quer, está determinado e motivado a realizar seu projeto de vida, ninguém poderá detê-lo:
Você vai ser e ter o que quiser, vai triunfar com as adversidades. Você caiu, quebrou, faliu? Levante! sacuda a poeira! pegue suas trouxas, dê a volta por cima e siga seu caminho.
As almas têm ilusões como as aves têm asas. São elas que lhes permitem voar.
– Guerra Junqueira (Poeta, Escritor e Filósofo Português – 1850 a 1923)
Seis Maneira de Despertar Sua Imaginação – Bobbe Sommer / Mark Falstein
1) Arranje tempo para si mesmo. Reserve quinze minutos de seu dia para dedicar a você.
2) Faça o possível para não ser perturbado durante o horário marcado para si próprio, tire o telefone do gancho, desligue a TV, o som, e peça para que ninguém o incomode.
3) Sente-se, relaxe e fique tão confortável quanto possível.
4) Visualize suas imagens o mais detalhadamente possível: forma, cor, som, aroma, etc. Você formou sua auto-imagem atual interpretando e avaliando experiências pessoais. Quanto mais próximo da experiência real sua mente puder levá-lo, tanto mais efetivamente seu subconsciente registrará as imagens que você cria.
5) Visualize-se obtendo êxito – Aja e reaja da forma que sempre achou que deveria e sempre gostaria que tivesse sido. Imagine-se como se já tivesse atingido sua auto-imagem ideal – confiante, equilibrado, feliz.
6) Faça a metade direita do cérebro trabalhar para você. Não deixe que a metade esquerda, seu racional interfira. Você tem o poder de usar a sua imaginação criativa para desenvolver o que há de melhor em você. Substitua imagens negativas que traz em sua mente subconsciente por novas imagens positivas. Sua auto imagem atual não se baseia na realidade, mas em como você a imagina.
Desde que um bom pensamento entra no nosso espírito, ele nos traz uma luz que nos faz ver uma quantidade de outras coisas cuja existência nem sequer imaginávamos.
– François René de Chateaubriand (Escritor Romântico Francês – 1768 a 1848)
Compilado por Carlos Aníbal, Terapeuta do Instituto Luz