skip to Main Content
Pratique O Autoconhecimento E Conheça Mais Sobre Si Mesmo E Suas Emoções

Pratique o autoconhecimento e conheça mais sobre si mesmo e suas emoções

“Uma pessoa que se tornou consciente de si mesma está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.”

Esta frase, de autoria do respeitado psicólogo e escritor americano Burrhus Frederic Skinner, resume bem a importância do autoconhecimento, que nada mais é que conhecer melhor a si mesmo e o próprio comportamento.
Ele, que era um profundo estudioso do comportamento e da mente humana, defendia que o autoconhecimento trazia inúmeros benefícios à vida das pessoas, como por exemplo, autoestima elevada, menos problemas emocionais gerados por conflitos internos, mais tolerância com os outros e com as adversidades do cotidiano etc.

De que forma podemos buscar o autoconhecimento?

Ao longo dos séculos, o ser humano desenvolveu variados métodos e criou inúmeros caminhos que levam ao encontro do autoconhecimento. Confira a seguir quatro dicas que o Instituto Luz separou especialmente pra você:

1. Auto avaliação: o autoconhecimento requer uma postura constante de auto avaliação; para se conhecer melhor é preciso voltar-se para si mesmo e fazer uma autocrítica, percebendo nossas qualidades e defeitos, limites e inseguranças, sem a necessidade de que outras pessoas nos apontem isso o tempo todo.

2. Terapia: Fátima Corga, psicóloga e psicanalista junguiana que atua como terapeuta no Instituto Luz, dá uma valiosa dica de como se autoconhecer: “O processo terapêutico é de grande valia, pois nos permite perceber muito a respeito de nós mesmos, nos dando as respostas para como se autoconhecer; a terapia possibilita discutir as diversas situações do dia a dia e relacioná-las à vida de cada um. Sob esta ótica, as terapias holísticas acabam sendo muito úteis, pois dão grande ênfase ao emocional, mental e espiritual dos pacientes, tratando de cada pessoa em seu próprio contexto.”

3. Leitura: há uma vasta literatura sobre o autoconhecimento. Ler livros sobre o assunto facilita nossa compreensão de como se autoconhecer, de nosso universo interno, nossa mente e seu funcionamento.

4. Práticas introspectivas: a introspecção é um sinônimo do autoconhecimento, que significa olharmos para nossa própria mente ou nossos pensamentos e tomarmos consciência deles; portanto, atividades introspectivas como meditação e ioga são muito úteis ao entendimento de como se autoconhecer.

Conheça melhor a si mesmo, entenda suas forças e fraquezas e trabalhe em cima delas. Saiba mais sobre as consultas de psicoterapia do Instituto Luz e agende um horário conosco.

Comentários

Back To Top