skip to Main Content
Liderar O Medo, Uma Arte Da PNL

Liderar o medo, uma arte da PNL

Quando um animal, se sente ameaçado, seja um rato, gato ou cachorro, ele apresenta basicamente duas reações: fugir ou atacar. Os seres humanos têm a mesma reação quando se sentem ameaçados, nós fugimos pelo medo ou atacamos seja física ou verbalmente.

Uma situação muito comum é quando o funcionário se sente ameaçado pelo chefe e, com medo de falar com ele, parece até um avestruz escondendo a cabeça na terra; e quando o chefe sai da sala, o funcionário vira um leão, desabafando para um colega o quanto esse chefe não reconhece o seu trabalho. Muitas vezes, esse medo acontece por experiências traumáticas, o chefe pode ter gritado por algo que o funcionário tenha feito e a reação do funcionário foi de se calar, pelo medo de ser punido.

Nós podemos demonstrar esse medo em casa com os pais, ao dirigir, ao falar em público, ou mesmo diante de uma barata, de altura ou outros. Talvez esta seja uma história que você viva ou conheça pessoas que vivam isso. É interessante como a mente humana funciona neste contexto: nós generalizamos, distorcemos e deletamos experiências passadas, ou seja, se você tomar um susto e sentir medo ao ver uma barata em um lugar escuro, você pode generalizar e passar a sentir medo sempre que vê uma barata.

Curso de PNL

Richard Bandler e John Grinder são os criadores da Programação Neurolinguística (PNL) e eles estudaram pessoas que tiveram sucesso em superar o seu medo, desenvolvendo técnicas simples e eficazes. E como a Programação Neurolinguística (PNL) pode me ajudar a administrar esse medo e ter muito mais satisfação e prazer na vida?

Primeiramente, um praticante em PNL entende o gatilho que dispara o medo e, portanto, vai usar técnicas para mudar essa emoção, ao invés de medo, a pessoa passa a sentir nojo, raiva, tranquilidade, indiferença ou a emoção desejada.

Com a Programação Neolinguística você aprende a superar medos e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo, tornando-se o(a) líder das suas próprias emoções.

Daniel Freitas Ramos – Master Practitioner em PNL, Master Coach, Psicólogo

Comentários

Back To Top